Loading...
Banner artigos

Concurso Caixa: conheça Lucas Augusto, aprovado na Caixa

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Lucas Ramos09/08/2024

09/08/2024

Lucas Augusto, aluno do Direção Concursos, é natural do Paraná. Graduando em Administração, Lucas nunca havia participado de um concurso público, porém, almejando estabilidade para si e sua família, optou por começar os estudos, especialmente para certames bancários; como a Caixa e o Banco do Brasil. Conquistando sua primeira aprovação em 8° lugar de sua região.

Lucas teve um conversa com Renan Duarte, professor da área bancária e do Direção, e trouxe diversos pontos que demonstram sau resiliência e foco no seu sonho, como as vezes que chegou a estudar 16 horas por dia.

Continue para acompanhar a entrevista!

Sem tempo para estudar? Veja esse Material Gratuito!

Se você sempre diz que não tem tempo para estudar ou para resolver seus problemas, este e-book vai te ajudar! Já te adianto: você TEM tempo para estudar. Confira as dicas do Prof. Ronaldo e começa agora sua preparação!


Clique no botão abaixo, e garanta seu e-book gratuito:

QUERO O MEU MATERIAL GRATUITO!

Concurso Caixa: veja a entrevista na íntegra

Leia, abaixo, as principais respostas do aluno do Direção, aprovado no concurso Caixa aos 22 anos.

Você começou a se interessar pela área entre junho do ano passado (2023), o que mais te chamou atenção na área bancária?

– Olha para falar a verdade fazem anos que todo mundo sempre falava que eu levava jeito pra área bancária, e eu tenho diversos colegas que ingressaram numa Cooperativa de Crédito da Região, e conversando com eles fui sentindo um um lado muito positivo e me apegando a área. Me interessando muito pela área bancária através de feedbacks de amigos, e a parte de remuneração também me agradou muito! Querendo ou não, é um é algo bastante atrativo, quando eu vi a remuneração da Caixa e as possibilidades de ascensão na carreira, fiquei impressionado.

Você disse que seu foco principal inicialmente era para o Banco do Brasil, como foi seu cronograma de estudos para a Caixa?

– No início eu visava estudar 6 horas por dia, mas eu aproveitava muito os finais de semana, teve vezes em que eu cheguei a estudar 16 horas por dia, acordava, estudava e ia dormir, foi muito puxado isso né. E sempre estudei com intervalos entre as matérias, porque eu ia medindo a pressão e se eu via que não tava absorvendo mais conteúdo eu saia do computador e ia refrescar a cabeça, uns 10 a 15 minutos. No começo, comecei um planejamento diário mas não deu certo.

– Então, ao invés de fazer segunda, terça e quarta, eu juntei tudo e fiz um cronograma único, com Conhecimentos Bancários, Matemática financeira, Atendimento Bancário, TI, Ética e etc. E comecei a colocar uma meta de 1 redação a cada dois dias, aumetando a meta anterior. Tiveram dias que o conteúdo era mais difícil, então eu estudava primeiro a teoria e dava uma comentada no repertório.

– Na teoria, eu passei duas vezes por cima de cada matéria do edital.

Você acha que teve algum erro na sua preparação?

– Um pecado que vejo que cometi no meio da minha preparação para o concurso Caixa, não foquei tanto em inglês porque eu já tinha visto as outras provas, e percebi que se eu tivesse uma base mais sólida dava para gabaritar, e admito que fui um pouco mal inglês, vou confessar, acertei apenas uma questão, foi a única matéria que eu fui ruim. A parte de português achei fácil, consegui gabaritar. E também gabaritei matemática financeira né, sempre fui bem em matemática.

Como foi a sua reta final de preparação para a prova do concurso Caixa?

– Bem, minha semana final foquei basicamente em aprimorar as coisas que eu não sabia né. Foquei muito só nos resumos e eu fiquei ali aprimorando aquilo que eu não sabia. Tentei resumir praticamente tudo, e ver todos os resumos na última semana. Na sexta-feira anterior ao domingo de prova, viajei 1.700 km para realizar o exame, e fui de ônibus por ter mais tempo para ficar estudando. Foram 32 ou 34 horas dentro do ônibus e dormi acho que umas 5 horas, o resto passei a viagem inteira estudando.

– Então os três dias anteriores a isso eu separei vídeos de revisão, consegui assistir os vídeos e ler meus resumos e ia intercalando. Bati o olho no edital isso e vi oq eu já tinha visto e o que não lembrava, e separei por prints. Revia os conteúdos importantes e os prazos e eu consegui resumir tudo. E consegui ter um sono de qualidade excepcional, que faz toda diferença, é uma base para você ter uma boa prova.

Qual foi a sua motivação? O que você poderia falar para os alunos que ainda estão no caminho da aprovação?

– Então pessoal, eu vou dizer para vocês nunca desistam dos seus sonhos! Eles são possíveis, independentemente das dificuldades a serem enfrentadas. Tem pessoas que conseguem passar de primeira como eu, eu não esperava isso acontecer, mas uma coisa que eu digo para vocês: não desanimem com os resultados que foram conquistados, às vezes negativos e positivos, sempre almejem se possível estar evoluindo nos seus estudos na sua carreira profissional. Traga uma boa vida para sua família, e a coloque como objetivo.

– Não deixe os estudos tomarem mais conta do seu tempo, às vezes do que o que realmente importa, temos filhos, temos pais e temos pessoas que são muito importantes em nossas vidas. Devemos levar elas como motivação para estar sempre evoluindo. E como eu disse, não desanime com os resultados! Use isso como motivação e melhorem cada vez mais, foquem naquilo que vocês erraram ou que vocês acertaram pois temos muitos concursos pela frente.; tem o Banco do Brasil agora na área bancária quem pretende realizar. Quando você tiver desanimado, descansa a cabeça e pensa nas pessoas que são importantes para você. Quais são seus objetivos de vida e o que você precisa para chegar lá, coloque isso como motivação e nunca exista doos seus objetivos. Obrigado e é isso pessoal!

Resumo do Concurso Caixa

  • Banca: Fundação Cesgranrio
  • Vagas: 4.050
  • Cargos: Técnico Bancário Novo: 1600 + 400 CR;
    • Técnico Bancário Novo – Tecnologia da Informação: 1600 + 400 CR;
    • Médico do Trabalho: 23 + 5 CR; e
    • Engenheiro de Segurança do Trabalho: 17 + 5 CR.
  • Escolaridade: níveis médio e superior
  • Salários: até R$ 14.915,00
  • Provas:
    • 29/9/2024 no Rio Grande do Sul
    • 26/5/2024 para os demais estados
  • Edital nível médio
  • Edital nível superior

Algo NUNCA VISTO ANTES está chegando!

No dia 01/01/25, às 20h25, compartilharemos A MAIOR NOVIDADE da história do Direção Concursos. Pode ter certeza que com o que vamos anunciar, não haverá melhor forma de estudar para concursos em 2025!

O mercado nunca viu ou fez algo parecido para fazer você estudar como um aprovado, inscreva-se agora!

 Concursos PúblicosCAIXACaixa econômica federalConcurso CAIXAConcurso Caixa econômica federalaprovado direcao concursosaprovados direçãocaixacaixa economica federalconcurso caixaconcursos públicos
Lucas Ramos

Lucas Ramos

Estagiário do time de jornalismo do Direção Concursos. Graduando em Comunicação Organizacional pela Universidade de Brasília (UnB).

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.