Vitor Macau • 26/04/2022
26/04/2022Olá concurseiro, tudo bem? O objetivo deste artigo é orientar você a respeito dos assuntos mais cobrados em português pela banca IAUPE – Sefaz PE, isso porque os mesmos terão grande possibilidade de serem cobrados no concurso Sefaz PE.
Com as orientações postas abaixo, então, você saberá o que focar e/ou revisar em seus estudos.
Como é possível ver nas tabelas acima, a interpretação de texto despenca nas provas da IAUPE. Portanto, é fundamental trazer à luz da discussão a necessária capacidade de uma pessoa compreender o que está escrito em uma mensagem textual. Isso, porque tal habilidade, cobrada amplamente pela banca, possibilita, nos diversos contextos e nas diversas situações, pensar e refletir a partir daquilo que absorveu após a leitura.
Por exemplo, o que se pode interpretar a partir do texto abaixo? Observemos para resolver as questão posta a posteriori.
(…) Estamos preocupadas com a nova geração. Os pré-adolescentes e adolescentes estão adoecendo rapidamente, são insatisfeitos, consumistas, autoritários, querem o mundo aos seus pés e reclamam sempre do próprio corpo. Não incentive suas filhas a se maquiarem precocemente, a se preocuparem com a moda, a se comportarem como modelos. Estimule-as a viver sua infância plenamente. Também não incentive os garotos a supervalorizarem o espelho, as roupas de marca, os objetos de consumo, os jogos de videogame. Estimule-os a brincar, a inventar, a sonhar, a ter contato com a natureza, a praticar esportes, a conquistar amizades, a viver a vida como uma grande aventura.
Leve seus filhos desde pequenos a criticarem o modelo de beleza imposto pela mídia, em especial, pelas propagandas comerciais. Deste modo, eles desenvolverão defesa emocional contra a invasão de imagens em seu consciente e terão mais chances de não desenvolver a síndrome do Padrão Inalcançável de Beleza.
CURY, Augusto. A ditadura da beleza e a revolução das mulheres. Rio de Janeiro: Sextante, cap.10, p.106.
Sobre os trechos:
I. “Estamos preocupadas com a nova geração.”
II. “…a criticarem o modelo de beleza imposto pela mídia…”
III. “…de não desenvolver a síndrome do Padrão Inalcançável de Beleza.”
IV. “Os pré-adolescentes e adolescentes estão adoecendo rapidamente, são insatisfeitos, consumistas, autoritários…”
(Correto só item IV)
A questão pede para marcar o fragmento textual, presente nos itens de I-IV, que tenha relação direta com o que está presente no fragmento textual de Cury. Por isso a importância de treinar a leitura, compreensão e interpretação textual.
A clareza textual está relacionada à coerência e à coesão, dois recursos que não devem faltar em um bom texto. Ela diz respeito à maneira como as ideias são organizadas, a fim de que o objetivo final seja alcançado: a compreensão textual.
Para tanto, temos que:
A vendedora diz à cliente da loja:
– Desculpe-me, senhora, mas o seu dinheiro está todo molhado.
– É que o meu marido chorou horas e mais horas em cima dele antes de me dar.
Existe, no trecho “A vendedora diz à cliente:”, a presença do sinal indicativo de crase.
Em qual das alternativas abaixo, esse sinal foi empregado em desacordo com as regras da língua escrita?
A – A mulher visava à doação de dinheiro por parte do seu marido.
B – O homem em lágrimas permaneceu frente à frente ao dinheiro.
C – A mulher assistiu à sessão de lágrimas derramadas pelo marido.
D – O dinheiro ficava umedecido, à proporção que o homem chorava.
E – A mulher pediu àquele homem que chorava certa quantia de dinheiro.
Gabarito B
A principal função das preposições, no texto, é a de estabelecer relações de sentido. Assim, o uso irregular da crase, fenômeno decorrente da junção de uma preposição com um artigo, ao ser ignorada ou mal empregada, tende a mudar o sentido da frase.
É, assim, essencial, para a coesão textual, que se tenha clareza acerca do que é a coesão textual, e que se tenha cuidado com interpretar um texto, considerando o complexo morfológico, sintático e semântico que o envolve.
Outra forma de verificar o conhecimento do candidato acerca da habilidade de interpretar aquilo que lê é avaliando sua capacidade de reescrita, ou seja, a retextualização. Esta palavra em si já carrega o propósito da questão: escrever de outra forma sem perda de sentido. Nesse contexto, o candidato deve elaborar uma paráfrase acerca do que está explícito no texto (em sua superfície – considerando a estrutura sintática) ou implícito ( aquilo que está no interior textual).
A vendedora diz à cliente da loja:
– Desculpe-me, senhora, mas o seu dinheiro está todo molhado.
– É que o meu marido chorou horas e mais horas em cima dele antes de me dar.
No trecho: “- Desculpe-me, senhora, mas o seu dinheiro está todo molhado.”, o pronome de tratamento “senhora” seria substituído por Vossa Santidade, se o interlocutor fosse:
A – uma pessoa com a qual se tem intimidade.
B – um imperador.
C – um Papa.
D – um chefe.
E – uma pessoa mais velha.
Gabarito C
Perceba que, na superfície textual, há a necessidade de compreensão das similaridades e oposições entre os termos que constituem a malha textual. Do contrário, sem o conhecimento do código linguístico e de seu funcionamento, então, não é possível responder corretamente a questão.
Por fim, caso queira saber mais pontos relevantes sobre os assuntos mais cobrados em português pela banca IAUPE – Sefaz PE, procure estes assuntos na sua doutrina de estudo e realize mais questões para aumentar sua absorção dos conteúdos!
Além disso, qualquer dúvida ou complemento a respeito do tema, deixe nos comentários!
Vítor Macau – @professorvitormacau
Esse é seu ano, chegou a hora de você conquistar seus sonhos! Estude com quem já chegou lá e sabe a direção certa; tenha a possibilidade de estudar com professores de alto nível direcionados por áreas específicas. Com o Direção você terá acesso a ferramentas como:
O Direção Concursos vem aprovando uma multidão de alunos nos concursos mais disputados de todo o Brasil. Inicie agora seus estudos rumo à aprovação!
Vitor Macau
Meu nome é Vítor Ramos Macau, mais conhecido como Professor Macau (@professorvitormacau). Sou formado em Contabilidade e Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e possuo um título de Mestre em Gestão Tributária pela FIPECAFI/FEA - USP. Hoje, ocupo o cargo de Auditor Fiscal de Rendas no Estado do Pará, e há cerca de 10 anos tenho trabalhado, também, como professor de direito tributário e legislação tributária, e realizado mentorias para auxiliar alunos até a aprovação!
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Igor Cintra • 12 de dezembro de 2022
Olá, pessoal! Hoje, dia 12/12/2022, foi liberado o gabarito preliminar da prova de Auditor Fiscal da SEFAZ/PE, aplicada pela a banca Fundação Carlos Chagas (FCC) no dia anterior. Não concordo com o gabarito preliminar de uma das questões, razão pela qual vou postar uma sugestão de justificativa para seu recurso. Trata-se da questão n° 56 […]
Igor Cintra • 12 de dezembro de 2022
Olá, pessoal! Seguem os comentários das oito questões de Contabilidade Geral da prova de Auditor Fiscal da SEFAZ/PE. A prova contou apenas com questões típicas da banca Fundação Carlos Chagas. Todas as questões aplicadas na prova foram analisadas na semana de revisão! Quem assistiu detonou a banca! Vamos, então, para a análise objetiva das questões. […]
Vitor Macau • 12 de dezembro de 2022
Olá concurseiro, tudo bem? O objetivo deste artigo é orientar você a respeito dos principais pontos da legislação fiscal, mais precisamente sobre educação fiscal – crimes contra ordem tributária, que podem cair nas provas do concurso Sefaz PE (Secretaria de Fazenda de Pernambuco). Com esta orientação, então, você saberá o que focar e/ou revisar em […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.