Vitor Macau • 30/04/2022
30/04/2022Olá concurseiro, tudo bem? O objetivo deste artigo é orientar você a respeito dos assuntos mais cobrados em português pela banca Cebraspe e que terão grande possibilidade de serem cobrados no concurso Senado.
Com esta orientação, então, você saberá o que focar e/ou revisar em seus estudos.
Primeiramente, como é possível ver nas tabelas acima, a interpretação de texto é o tema mais recorrente na banca CESPE. Portanto, é essencial compreender que essa capacidade de uma pessoa compreender o que está escrito em uma mensagem textual, de poder pensar e refletir a partir daquilo que absorveu após a leitura, é altamente explorado pela banca. Assim, esse tema deve receber maior atenção dos concursandos.
Exemplo:
CEBRASPE (CESPE) – Auditor Fiscal da Receita Estadual (SEFAZ ES)/2013
Assinale a opção correta no que se refere à análise de aspectos linguísticos do texto.
A) O trecho “a política de ‘licitações sustentáveis” exerce a função de complemento da forma verbal “começou”.
B) O emprego do sinal indicativo de crase na expressão “à natureza” é facultativo, razão por que a omissão do sinal não prejudicaria a correção do texto.
C) A supressão da vírgula empregada imediatamente após a expressão “Instrução Normativa n.º 1” não prejudicaria o sentido original do texto.
D) A expressão “Nesse mesmo ano” faz referência ao ano vigente, ou seja, a 2013.
E) A locução “de acordo com” é equivalente a consoante.
Gabarito: E
Ademais, questões que abordam classes de palavras também tem uma alta recorrência nas provas da banca. Assim, as mesmas podem cobrar classe gramatical, nomenclatura, ou seus empregos na língua portuguesa.
São classes de palavras variáveis:
SUBSTANTIVOS: são palavras que se referem aos nomes. Afinal, todos os seres, objetos, fenômenos e lugares que nos cercam são nomeados por algum termo – Exemplos: casa, cadeira, Ana, Brasil, caneta e elefante;
ADJETIVOS: têm a função de ajudar a identificar o gênero (feminino e masculino) e o número (singular e plural) dentro de uma frase – Exemplos: bom, alegre, puro, triste, notável;
ARTIGOS: têm a função de ajudar a identificar o gênero (feminino e masculino) e o número (singular e plural) dentro de uma frase – Exemplos: o dó; a alface; a cal; o ônibus; os ônibus; umas mulheres; a mulher;
VERBOS: são palavras que indicam ações, estados, processos ou fenômenos, ou seja, que indicam acontecimentos representados no tempo. – Exemplos: estudar; cantar; amar; achar.
Por exemplo, a palavra “menino” varia em relação ao gênero (menina/feminino) e também em relação ao número (meninos/plural).
PRONOMES: é a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço, sem utilizar o seu nome. – Exemplos: Minha caneta é azul, aquelas canetas são azuis.
NUMERAIS: indicam quantidade, posição que um elemento ocupa numa determinada série, múltiplo ou fração – Exemplos: um, dois, primeiro, segundo.
São variáveis porque as palavras podem variar em razão do gênero e do número.
ADVÉRBIOS: é a classe de palavras que acompanha verbos, adjetivos ou outros advérbios, acrescentando-lhes características ou intensificando o seu sentido. A classe dos advérbios é extensa, havendo algumas classificações de acordo com o sentido do advérbio. Exemplos:
– Demorou, mas chegou longe! (Lugar);
– Cedo ou tarde, atingiremos nossos objetivos. (Tempo);
– Eu terminava depressa os meus deveres. (modo).
PREPOSIÇÕES: são palavras usadas para marcar as relações gramaticais que substantivos, adjetivos, verbos e advérbios desempenham no discurso – Exemplo: Caminhou até o parque para exercitar-se.
INTERJEIÇÕES: são unidades autônomas (isto é, independentes de qualquer elemento no discurso) que exprimem a emoção de quem emite o enunciado – Exemplo: “Ah!”, “Ih…”, “Ué!”.
CONJUNÇÕES: constituem a classe de palavras que servem de ligação entre elementos de uma sentença, sejam eles termos de uma mesma oração ou orações de um mesmo período. As conjunções servem de ponte entre esses elementos, dando mais fluidez ao enunciado. – Exemplo: Nós chegamos de manhã e fomos embora de noite.
São invariáveis são palavras porque não vão para o plural, nem para o feminino.
Vamos a mais uma questão? Leia abaixo!
CEBRASPE (CESPE) – Auditor da Receita Estadual (AC)/2006
Assinale a opção que apresenta desvio na concordância, na regência ou no emprego do sinal indicativo de crase.
A) Um anti-herói é a figura lendária à qual faltam as qualidades físicas ou as virtudes atribuídas ao herói clássico.
B Um herói famoso é Arthur, um rei que viveu na Grã-Bretanha, ao século V, e com cujo companheiro, os cavaleiros da Távola Redonda, venceram inúmeras e sangrentas batalhas.
C O Fantasma foi o primeiro super-herói de todos os tempos: o primeiro a usar roupa colante, o primeiro a usar máscara e o primeiro a usar cueca por cima da calça.
D O livro Novos Heróis Salvando Animais em Extinção narra a história de jovens, ousados e aventureiros, os quais juram que bicho depende de gente e gente precisa de bicho.
Gabarito: B
Outra forma de verificar o conhecimento do candidato é avaliado sua capacidade de reescrita cujo nome é retextualização. Esta palavra em si já carrega o propósito da questão: escrever de outra forma sem perda de sentido. Nesse contexto, o candidato deve elaborar uma paráfrase do que está explícito no texto (estrutural) ou implícito (ideológica).
a) Primeiramente, observar nas frases se há erros de grafia, acentuação, concordância, regência, crase, pontuação
b) Deve respeitar as sequências de ideias;
c) Não omitir informação essencial;
d) Não expressar opinião;
e) Utilizar vocabulário e expressões diferentes das do texto original.
Exemplo:
CEBRASPE (CESPE) – Auditor de Tributos Municipais (Pref Aracaju)/Abrangência Geral/2021
A correção gramatical e a coerência do texto seriam mantidas caso a expressão “pela qual”, em “Por conta da forma pela qual se move e ataca, ele demonstra que a comunidade humana é igualmente precária”, fosse substituída por
E) da qual.
Gabarito: D
Por fim, caso queira saber mais pontos relevantes do estudo e/ou aprofundar os estudos sobre os assuntos mais cobrados em português pela banca Cebraspe, procure estes assuntos na sua doutrina de estudo e realize mais questões para aumentar sua absorção dos conteúdos!
Além disso, qualquer dúvida ou complemento a respeito dos assuntos para concurso Senado Federal, deixe nos comentários!
Vítor Macau – @professorvitormacau
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Vitor Macau
Meu nome é Vítor Ramos Macau, mais conhecido como Professor Macau (@professorvitormacau). Sou formado em Contabilidade e Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e possuo um título de Mestre em Gestão Tributária pela FIPECAFI/FEA - USP. Hoje, ocupo o cargo de Auditor Fiscal de Rendas no Estado do Pará, e há cerca de 10 anos tenho trabalhado, também, como professor de direito tributário e legislação tributária, e realizado mentorias para auxiliar alunos até a aprovação!
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