Loading...
Banner artigos

Concurso Sefaz MT: como iniciar os estudos? Confira principais dicas

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Jackeline Alvarenga18/01/2022

18/01/2022

Incansáveis guerreiros(as), o concurso Sefaz MT voltou aos holofotes e foi anunciado! Não é novidade que a carreira fiscal está com tudo desde o ano passado e , ao que tudo indica, continuará em 2022.  Agora é a vez de Mato Grosso e vamos falar um pouquinho sobre como iniciar a preparação para esse certame.

O governador e o secretário da fazenda autorizaram o início do processo de realização de concurso da SEFAZ MT para o ano de 2022.

No entanto, ainda há uma normatização a ser realizada no quadro de vagas. Isso está sendo solucionado, mas, efetivamente, o concurso vai ser realizado, sim, para que a gente reduza essa vacância. Essas são palavras do governador do Estado de MT.

Para ingressar no cargo de Fiscal de Tributos Estaduais, é necessário possuir formação em nível superior e a remuneração inicial ultrapassa os R$ 25 mil! Uma excelente oportunidade. Clique aqui e adquira seu curso da SEFAZ MT. O Direção concursos te ajudará a encurtar o caminho até a tão sonhada aprovação.

Os últimos editais ocorreram no ano de 2002 para o cargo de fiscal e no ano de 2008 para o cargo de agente tributário. Vamos falar um pouquinho das carreiras, tudo bem?

Quais são os requisitos dos cargos para o concurso Sefaz MT?

Fiscal de Tributos

Formação acadêmica de nível superior, comprovada por diploma devidamente registrado e expedido por Instituição Oficial de Ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

Agente de Tributos

Diploma, devidamente registrado, ou certificado acompanhado de histórico escolar, de conclusão de curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação ou Conselho Estadual de Educação.

Concurso Sefaz MT: quais as principais atribuições?

Compete aos Fiscais de Tributos Estaduais:

  • Homologar e constituir, mediante lançamento, o crédito tributário sobre tributos de competência do Estado;
  • Manifestar-se em Processo Administrativo Tributário – PAT;
  • Participar como membro dos Órgãos de Julgamento de Processos Administrativos Tributários – PAT;
  • Controlar, acompanhar e proferir parecer em processos tributários;
  • Executar quaisquer procedimentos fiscais para verificar o cumprimento das obrigações tributárias pelo sujeito passivo;
  • Executar plantão nas Unidades Operativas de Fiscalização, de Atendimento ao Contribuinte e/ou em outros Órgãos da Administração Pública, que atuem em parceria com a Secretaria de Estado de Fazenda;
  • Elaborar, executar, monitorar e avaliar os projetos e programas de fiscalização e controle da situação cadastral ou econômico-fiscal;
  • Gerir informações econômico-tributárias:
  • Prestar e/ou participar de equipes de consultoria e assessoramento técnico à administração fazendária;
  • Formular, planejar e monitorar a implementação de políticas públicas na administração fazendária;
  • Representar a Secretaria de Estado de Fazenda junto a Órgãos ou grupos de estudo no âmbito nacional ou internacional, relacionados à administração financeira e/ou tributária.

Compete aos Agentes de Tributos Estaduais – ATE as seguintes atribuições:

  • Executar procedimentos fiscais para verificar a regularidade no cumprimento das obrigações tributárias pelo sujeito passivo;
  • Constituir o crédito tributário;
  • Controlar, manifestar em que for parte os Processos Administrativos Tributários – PAT;
  • Proceder à arrecadação de tributos em locais onde não haja convênios da Secretaria de Estado de Fazenda com instituições financeiras para execução de tal serviço;
  • Elaborar, executar, monitorar e avaliar os projetos e programas de fiscalização em sua área de atuação e os de controle da situação cadastral ou econômico-fiscal;
  • Executar plantão nas Unidades Operativas de Fiscalização, de Atendimento ao Contribuinte e/ou em outros Órgãos da Administração Pública que atuem em parceria com a Secretaria de Estado de Fazenda;
  • Gerir informações econômico-tributárias;
  • Prestar e/ou participar de equipes de consultoria e assessoramento técnico à administração fazendária;
  • Representar a Secretaria de Estado de Fazenda junto a Órgãos ou grupos de estudo no âmbito nacional ou internacional, relacionados à administração financeira e/ou tributária;
  • Formular, planejar e monitorar a implementação de políticas públicas na administração fazendária;
  • Compor equipes de trabalho em conjunto com os Fiscais de Tributos Estaduais;
  • Acompanhar, fiscalizar e constituir o crédito tributário, decorrente do descumprimento das obrigações tributárias.

A prova para fiscal da SEFAZ MT no ano de 2002 foi realizada pelo CESPE/CEBRASPE; já a prova de agente no ano de 2008 foi realizada pela UNEMAT.

O quadro abaixo traz as matérias cobradas para o cargo de fiscal:

Considerando que haverá alguma similaridade entre as matérias para o concurso de 2022, é interessante um ciclo de estudos que contemple um maior percentual de horas dedicadas às seguintes matérias:

  • Direito Tributário / Legislação Específica Estadual
  • Contabilidade
  • Língua Portuguesa

Pessoal, é importante dizer que antes de começar a criar o ciclo de estudos, é necessário verificar o tempo disponível, as disciplinas que precisam ser estudadas e o peso das matérias, sem esquecer, obviamente, das informações sobre o cargo que deseja ocupar e o edital do concurso, mesmo que seja o anterior. Sempre é bom frisar que os estudos devem começar mesmo antes do lançamento do edital, ok?

Quem será responsável por definir o tamanho do ciclo será o próprio concurseiro, baseado no tempo livre disponível, que será dedicado aos estudos.

As matérias devem ser divididas de acordo com o peso e relevância na prova, além da dificuldade encontrada em cada uma. Para o caso específico da SEFAZ MT, sugiro que as três matérias (Direito Tributário / Legislação Específica Estadual /Contabilidade/ Língua Portuguesa) colocadas acima tenham uma carga horária maior que as demais, pois essas três matérias representam 66% da prova. Lembrando mais uma vez que estamos nos baseando no concurso anterior, ok? Pode ser que haja mudanças e, certamente, haverá.

Mas isso não será um problema. É só ajustar os estudos após a publicação do edital. O mais importante é iniciar os estudos o quanto antes, já que os concursos das carreiras fiscais costumam ter uma concorrência bem qualificada. Então, já preparem sua rotina e comecem o quanto antes. Mantenham uma constância, pois ela é mais importante do que estudar 10 horas em um dia e ficar dois ou três dias sem estudar.

Outro fator bastante importante é estabelecer metas, desde que alcançáveis, é claro. Comecem com metas mais simples e depois vá aumentando a dificuldade, para não terem frustações e acabarem desistindo.

Por último, mas não menos importante, é fazer questões. Elas serão o seu termômetro. Se você estudou toda a matéria e não teve um bom desempenho nas questões, anote os erros, analise o motivo de ter errado e refaça essas questões após alguns dias. Uma dica pessoal( você não tem a obrigatoriedade de seguir): após estudar determinado assunto, eu não fazia as questões imediatamente, pois tudo que eu tinha acabado de estudar estava em minha memória recente, então, eu poderia ter um falso positivo, como eu costumo dizer. Dessa forma, se eu tivesse estudado determinado assunto pela manhã, eu só faria as questões daquela matéria à noite ou no outro dia. Assim, eu podia medir melhor meu desempenho e ver se realmente eu tinha ou não fixado aquela matéria. Mas como eu disse, você precisa desenvolver e perceber o que funciona melhor para você.

Claro que você também não pode esquecer as revisões. Separe uma parte do tempo que será dedicado à matéria e use para revisar, mas lembre-se: a revisão não pode levar mais tempo que o período que será dedicado ao estudo de novo conteúdo.

Então, para aqueles que aspiram a um cargo na SEFAZ MT, não há tempo a perder. A expectativa é de essa prova ser realizada neste ano de 2022. Bons estudos e forte abraço. Venha para o Direção Concursos!

Estude como UM APROVADO com o Programa PASSE!

Conheça a preparação mais COMPLETA e PERSONALIZADA já criada para sua aprovação: o Programa Passe! Com essa novidade EXCLUSIVA do Direção, NUNCA FEITA ANTES no mercado, você vai:

  • Ter o prof. Erick Alves, o prof Arthur Lima e o prof. Victor Dalton te guiando;
  • Saber exatamente o que e como estudar cada matéria;
  • Nunca mais se sentir perdido ou ansioso com a sua preparação;
  • Receber feedback constante do seu desempenho;
  • E ter todo suporte necessário para sua aprovação.

Tudo isso sem precisar investir em uma mentoria individual!Toque no botão para conhecer os detalhes e faça sua inscrição:

concursos publicos
 Concursos Públicosconcurso fiscalConcurso Sefaz MTconcurso sefaz mtedital sefaz mt
Jackeline Alvarenga

Jackeline Alvarenga

Farmacêutica Industrial, aprovada nos seguintes concursos: Polícia Federal e Polícia Civil do Distrito Federal. 10 anos de experiência na iniciativa privada. Atuação tanto em indústrias farmacêuticas nacionais quanto multinacionais.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.