Loading...
Banner artigos

Concurso Sefaz MG: estatísticas e curiosidades de aprovados

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Igor Cintra16/02/2023

16/02/2023

Olá, concurseiros(as)! Vamos falar do concurso Sefaz MG (Secretaria de Fazenda de Minas Gerais)?

Meu nome é Igor Cintra, sou Auditor Fiscal da Sefaz SP, professor de Contabilidade Geral e Avançada e coordenador da área fiscal do Direção Concursos.

Resolvi analisar os dados relacionados aos aprovados na primeira fase do concurso para o cargo de Auditor Fiscal (área de Auditoria e Fiscalização) do órgão.

Antes de iniciar a análise eu gostaria de te convidar para um webnário ao vivo e gratuito que realizarei nesta quinta-feira, dia 16 de fevereiro de 2023, às 19h30 sobre como se preparar para as provas discursivas da SEFAZ/MG.

Acesse através do link abaixo e não esqueça de clicar em “receber notificações” para ser avisado do início da live.

Vamos, então, para a análise dos dados observados entre os aprovados da primeira fase do concurso Sefaz MG para Auditor Fiscal (área de Auditoria e Fiscalização).

Concurso Sefaz MG – Análise

Entre os 4.035 candidatos aprovados no concurso Sefaz MG, dentro da ampla concorrência, temos a seguinte distribuição por região de pontuação:

nota final concurso Sefaz MG

Agora, vamos aos dados!

Nota de Corte

A nota de corte observada entre os aprovados dentro do número de vagas (271) para ampla concorrência é de 143 pontos (79,4% dos pontos possíveis).

É uma nota bem alta, considerando o número de vagas, mas ainda temos muitos candidatos com notas próximas a este patamar. Não há nada definido!

Nota Média (1° ao 271°)

A nota média dos 271° primeiros colocados é de 148 pontos, o que equivale a um aproveitamento de 82,22% da prova. A mediana, por sua vez, foi de 147 pontos.

Para estes candidatos o melhor aproveitamento médio foi de 92,56% em Estatística. Aliás, a título de curiosidade, 179 dos 271 primeiros colocados gabaritaram estatística!

O pior desempenho médio, por sua vez, foi de 63,33% em Língua Portuguesa. Veja:

desempenho concurso Sefaz MG

Entre os alunos aprovados, se um deles obtivesse a nota mediana em todas as disciplinas,ele teria acertado 141 questões, o que representa 78,3% dos ponto da provas objetivas.

Entre os 271 primeiros colocados a nota mais observada foi de 144 pontos. Foram 35 candidatos com este aproveitamento!

Veja a distribuição destes candidatos por pontuação no gráfico abaixo:

Nota Média (1° ao 1279°)

A nota média dos 1279° primeiros colocados no concurso Sefaz MG é de 136,3 pontos (75,7%).

Para estes candidatos o melhor aproveitamento médio foi de 84,78% em Estatística. O pior desempenho médio continuou sendo em Língua Portuguesa, com 60,48% dos pontos possíveis. Veja:

desempenho concurso Sefaz MG

Nota Média por Disciplina

O gráfico abaixo evidencia as notas médias por disciplina entre os aprovados e demais faixas de colocação no concurso Sefaz MG. Veja:

Pelo gráfico abaixo percebe-se que a grande diferença de desempenho em termos nominais entre os aprovados dentro das vagas (1° ao 271°) e os demais candidatos foi observada nas disciplinas de Contabilidade Avançada e de Custos, Direito Tributário II, Legislação Tributária Municipal, Estatística e Auditoria.

Isso era absolutamente esperado, dado que são disciplinas com maior número de pontos:

Quando a análise é relativa (diferença de pontos por disciplina em relação ao número total possível) veja qual é o comportamento entre os aprovados dentro do número das vagas e os demais:

Percebe-se que as disciplinas citadas anteriormente continuam sendo relevantes para diferenciar os primeiros colocados dos demais. Mas ainda podemos citar as disciplinas de Raciocínio Lógico, Direito Civil e Empresarial e Contabilidade Geral como divisores de águas entre os candidatos.

Curiosidades – Concurso Sefaz MG

Entre os aprovados na área de Auditoria e Fiscalização pude notar algumas curiosidades no concurso Sefaz MG:

A Queridinha!

Entre os 4.035 candidatos aprovados o melhor aproveitamento médio foi de 75,38% em Auditoria.

Quando análise é feita apenas entre os aprovados dentro das vagas o melhor aproveitamento foi em Estatística (92,56%).

A “Marvada”!!!

Entre todos os candidatos aprovados o pior aproveitamento médio foi de 52,71% em Contabilidade Avançada e de Custos. Para estes candidatos em nem preciso falar que é só colar em mim, né? Clique aqui!

Se a análise recair apenas sobre os 271 primeiros colocados o pior aproveitamento é de 63,33% em Língua Portuguesa.

Primeiro Colocado

O primeiro colocado na primeira fase fez 161 pontos, o que representa 89,4% dos pontos possíveis. Ele gabaritou cinco disciplinas, a saber:

  • Direito Constitucional;
  • Contabilidade Geral;
  • Economia e Mat. Financeira;
  • Auditoria; e
  • Estatística.

Seu pior desempenho foi de 70% em Direito Civil e Empresarial! Veja:

desempenho concurso Sefaz MG

O candidato que mais gabaritou no Concurso Sefaz MG

O candidato que ficou na trigésima quarta posição, com 153 acertos (85%), gabaritou incríveis sete disciplinas, a saber:

  • Raciocínio Lógico;
  • Dir. Penal;
  • Contabilidade Geral;
  • Economia e Mat. Financeira;
  • Auditoria;
  • Estatística; e
  • Legislação Tributária Estadual.

Seu pior desempenho foi em Língua Portuguesa, com 50% dos pontos possíveis. Cola no Prof. Zé Maria que é sucesso rs!

Veja o desempenho deste candidato:

 desempenho concurso Sefaz MG

Qual idade média dos aprovados no Concurso Sefaz MG (1° ao 271°)?

A idade média entre os primeiros 271 candidatos é de 31,7 anos. O mais jovem possui 23 anos e o mais idoso 48 anos. A idade mais observada foi de 31 anos (27 candidatos).

A idade média entre todos os 4.035 candidatos aprovados na área de Auditoria e Fiscalização é de 34,7 anos.

A voz da experiência versus a vitalidade do mais jovem

Curiosamente o mais jovem e o mais idoso (ou mais experiente) aprovados estão brigando de perto por uma das vagas.

O candidato aprovado mais jovem possui apenas 19 anos (nasceu em 3/7/2003) e fez 138 pontos (76,7%). Veja seu desempenho:

 desempenho concurso Sefaz MG

Por outro lado, o candidato aprovado mais idoso possui 70 anos (nasceu em 19/8/1952) e fez 137 pontos (76,1%) nas provas objetivas. Veja:

 desempenho concurso Sefaz MG

Quem será aprovado? Você tem um palpite rs?

Você deve ou não realizar a prova discursiva do Concurso Sefaz MG?

Pessoal, pela análise do desempenho dos aprovados percebe-se que o nível de concorrência está elevado. No entanto, temos que lembrar que a prova discursiva vale 80 pontos, o que equivale a aproximadamente 31% dos pontos possíveis neste certame.

Ainda não há nada definido!

Acredito que é possível, por exemplo, que um candidato que possua cerca de 70% dos pontos consiga ser aprovado. Para que isso aconteça ele precisa gabaritar as questões discursivas (ou ficar muito próximo disso).

Veja que entre o candidato aprovado 271° e o 800° há uma diferença de apenas 10 pontos! A diferença sobre para 16 pontos quando analisamos o 1.200° colocado.

Ou seja, tem muita gente embolada! Não é hora de baixar a guarda.

Curso de Discursivas para a SEFAZ/MG

Pessoal, devo lembrá-los que o Direção Concursos possui curso de questões discursivas inéditas para o concurso Sefaz MG.

Não deixe de ter acesso a este material preparado pelo nosso time de professores e que certamente fará a diferença em sua preparação nesta reta final.

Saiba mais informações clicando aqui!

Caso você tenha alguma dúvida podemos nos comunicar através do fórum do site. Além disso, deixo o convite para que você me siga no Instagram e se inscreva no meu canal do YouTube, onde posto conteúdo de qualidade de forma gratuita.

Por fim, também te convido para entrar no meu canal gratuito do Telegram, onde posto conteúdo de Contabilidade Geral, Contabilidade Avançada e Contabilidade de Custos para os alunos focados em concursos públicos. Clique na figura abaixo.

Concurso Sefaz MGsefaz mgaprovadosconcurso sefaz mgnota de cortenota de corte sefaz mgsefaz mgsefaz mg 2022sefaz mg aprovados
Igor Cintra

Igor Cintra

Igor Cintra é Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (ICMS/SP), onde exerce a Fiscalização Direta de Tributos. Possui vasta experiência em concursos públicos, tendo ocupado o cargo de Auditor Fiscal do Município de São Paulo (ISS/SP) e Analista Tributário da Receita Federal do Brasil (ATRFB).

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.